BANER

AS 05 MAIS ACESSADAS

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ESCOLHEI HOJE: O Contrato ou a Aliança?


Para termos um ponto de vista formado a do casamento, divórcio e novo casamento é necessário responder: “Para quem estamos vivendo?”.
Cristãos ou não, nossa teologia de vida está determinada quase sempre pela nossa moral. Muitos dos estilos de vidas da sociedade estão distantes dos princípios bíblicos tal como na cultura dos amorreus estava de Israel, nos dias de Josué, Js.24.14-15. Esse é o nosso desafio hoje, escolher a quem iremos servir se os princípios bíblicos ou os ditames e valores da sociedade moderna em nossos dias . A sociedade busca a sua alto satisfação e seu alvo é “minha felicidade”; esse tem sido o deus que tem recebido adoração da sociedade. Ou serviremos o nosso “eu” eu a Deus , pois no reino de Deus a felicidade não é o alvo mas o resultado do nosso serviço a Ele, anunciar, expandir e obediência são os alvos do reino. Aquele acaba buscando o resultado e o fim, acaba perdendo os dois, tal como escrito em Mt 8.34-37.

ALIANÇA X CONTRATO

Quando mais olharmos profundamente para a Bíblia iremos perceber que não só estamos distantes como também muitas vezes nos encontramos opostos aos padrões da Bíblia.
O casamento com o valor de contrato tem sido um desses valores que tem destruído e liberado maldição sobre as gerações futuras e nós como liderança da Igreja de Cristo não estamos assumindo a responsabilidade de buscar um compreensão e ensinar o povo de Deus, a omissão tem gerado conseqüências que tem sido desastrosas na família e na sociedade.

O casamento no conceito bíblico está baseado na aliança de sangue, sabemos que esse é um conceito oriental praticado e pouco conhecido por nós aqui do ocidente. Não é difícil de observarmos que a bíblia está situada no contexto oriental e as maioria das apresentações de relacionamento de Deus para com o homem sempre está presente a expressão de aliança de sangue.

Um exemplo clássico disso podemos encontrar em I Sm 18.1-4; quando Jônatas entre em aliança com Davi , está aliança expressava até o ponto de dar a vida pelo outro não podendo ser quebrada em momento algum, era preferível morrer do que quebrar a aliança selada.

O conceito da Aliança é um compromisso irrevogável, indissolúvel, quebrável somente pela morte. Toda vez que a aliança no oriente é quebrada é punida com morte. No conceito de aliança não depende do desempenho de nenhuma das partes, esta aliança perdura independente do desempenho do parceiro.

Conceito de Contrato é um acordo bilateral entre duas pessoas, totalmente dependente do desempenho do acordo. No contrato um falhar outra parte está desobrigada a cumprir o acordo.
O conceito do casamento sempre foi seguido pela igreja levando em consideração o conceito de aliança. Mas hoje percebemos que a igreja tem abraçado os valores e padrões do contrato nos casamentos e ao fazê-lo, estamos participando de uma destruição maciça da sociedade e arruinando os casamentos e famílias.

Este tem sido o maior responsável pelo desvio ocorrido nas famílias, ao invés de trazermos a benção trazemos a maldição para as famílias. Não podemos abençoar o que Deus não abençou e não podemos amaldiçoar o que Deus abençoa.
Esta realidade está tão forte no meio da sociedade seja ela cristã ou não, que se casamos, e amanhã deixamos de cumprir o que prometemos, eu te abandono e buscarei outra pessoa que me faça feliz e cumpra as promessas que você não cumpriu.

Para que eu tenha uma idéia de como Jesus se relaciona com sua igreja devo olhar para um relacionamento entre um homem e sua esposa, segundo Ef 5.22-23; se o que vejo nesse relacionamento é o valor da aliança então receberei um retrato correto da pessoa de Deus o contrario também será verdade.

Algo que deveríamos pensar profundamente é que o maior impacto ocorre no coração de uma criança, devido o tipo de relacionamento existente na vida de seus pais, vivendo no casamento o valor de contrato liberando um grande medo de abandono no coração dela. Não é difícil de perceber como este sentimento se aloja no coração da criança, se a mensagem contrato apresentada pelos pais diz: “ Se você me faz feliz e não cumpre suas promessas então te deixarei e buscarei outra pessoa”; - o coração da criança pensará: “imagine o que pode acontecer comigo se eu não a fazer feliz”.

Quando os pais acabam tomando o valor de contrato e não o de aliança, praticam o novo casamento e o divórcio, dão acesso legal para o inimigo na vida de seus filhos. E seguindo para segunda geração o mesmo processo de desvio familiar se não for interrompida este processo alcançará as demais gerações tornando um círculo vicioso de destruição familiar.







6 comentários:

  1. parabéns,bem oportuno numa sociedade onde o que se ver nada tem a ver com aliança.

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR IRMÃO JACSON. GOSTEI DA REFLEXÃO PRINCIPALMENTE PORQUE DIFERENCIA O CONCEITO DE CONTRATO E ALIANÇA. E NESSA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA OS CONTRATOS SÃO MAIORES QUE AS ALIANÇAS, INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor!

    Jacson parabéns pelo blog e já estou seguindo.

    Muito boa a reflexão sobre o casamento. Eu copiei e vou publicar em meu blog.

    Meu nome é Paulo Cesar Amaral do blog PC@maral

    http://blogdopcamaral.blogspot.com

    Te convido para uma visita e para seguir o PC@maral para saber das atualizações.

    Que Deus te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz amado de Deus!Agradecemos pelo convite! Deus abençoe sua vida e de sua família! Qdo tiveres um tempinho visite o nosso blog e comente. Faça um blogueiro feliz!

    http://www.nascas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto. Selecionei alguns trechos e vou levando.

    ResponderExcluir
  6. Prezado irmão Jacson.


    QUEBRA DE ALIANÇA DE CASAL CRISTÃO:

    Segundo o Senhor Jesus não é mais permitido a quebra de Aliança(divórcio), como se fazia no tempo de Moisés(Lei); quando separava-se pela dureza do coração do homem. No Tempo da Graça, só é permitido o divórcio com o novo casamento, para o homem, no caso da infidelidade da mulher, contudo a mulher não será apedrejada como no passado. Porém, se a mesma casar-se novamente, cometerá adultério, e também o que casar com a repudiada estará em condenação por adultério. Mateus 19. 7 à 9.

    Segundo o Apóstolo, discipulador dos gentios e por extensão nosso, afirma:

    Que a mulher não deve separar-se de seu marido. Se, porém, ela vier a separar-se que não se case ou que se reconcilie com seu marido...
    I Coríntios 7. 10 - 11.

    Conclui-se, portanto que, o divórcio concedido por Jesus, só é permitido ao homem que sofreu a traição conjugal. No caso do marido ser o adúltero, não é permitido a mulher casar-se novamente; porém se a mesma quiser separar-se por infidelidade do marido ou qualquer outro motivo; tal mulher deverá permanecer só e pura até a vinda do Senhor Jesus(Arrebatamento).

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Convido visitar meu blog e sinta-se a vontade para comentar.

    Um abraço do Discípulo.
    J.C.de Araújo Jorge

    Paz Seja Contigo!

    ResponderExcluir

A Família Sonho de Deus agradece o seu comentário que muito edificará nossos seguidores e visitantes.
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...