BANER

AS 05 MAIS ACESSADAS

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ninguém nasce sabendo! Mas crescemos aprendendo.


Ao homem foi dado o poder de aprender, capacidade recebida por Deus e que diferencia nós, seres humanos dos animais irracionais. Embora o ser humano tenha atitudes irracionais, impensadas muitas vezes; podemos reavaliar o nosso ponto de vista e seguir em direção oposta à aquela que ontem era a única e defendida por nós.

Rever conceitos, passou a ser fundamental ou até mesmo uma questão de sobrevivência em nossa sociedade moderna e tecnológica. Isso se deu, a aceleração constante do crescimento em todas as ciências do saber, e que a cada momento, novas descobertas estão aparecendo. Com isso, se inicia um processo de reavaliação daquilo que tinhamos como verdade, é como se a cada momento parte dessa verdade fosse sendo incorporada ao nosso conhecimento finito.

Nos relacionamentos sejam eles: conjugais, familiar; não é diferente, pois rever a maneira como nos relacionamos é algo que carece de responsabilidade e sensibilidade. Não podemos estagnar nessa constante busca pelo aperfeiçoamento e conhecimento no processo do aprender. Aprender é um ato contínuo e persistente da natureza humana, é um dom inato em nós, é a nossa natureza. Mas aprender, só é conclusivo, quando de fato externamos na prática o que realmente aprendemos.

Ninguém nasce sabendo, mas na fase do crescimento, vamos aprendendo como interagir em nosso meio.
Em muitos momentos precisamos estar estimulados para aprender, creio que a “razão pela qual” pode nos levar à um esforço para aprender, pois quando percebemos o valor, a utilidade, a necessidade, este processo se torna mais fácil.

No meio familiar e conjugal, creio que o maior estímulo que podemos experimentar para aprender nesse relacionamento, é o Amor. Principalmente quando este, é movido pelo ‘Ágape’ , amor de Deus, pois na vida conjugal, entendemos que nossa felicidade no relacionamento a dois está essencialmente ligada pela forma de como me relaciono. Minha felicidade se completa quando a faço feliz, entendemos que nenhum ser pode ser feliz fazendo o mal ao próximo, mas sim quando fazemos alguém feliz, creio ser essencialmente um princípio da vida.

Amar a Deus acima de todas as coisas é o primeiro e o maior mandamento, e creio entender a razão. Podemos ter um referencial de amor familiar ou não, mas se eu não tiver um experiência genuína com Deus, nunca poderia amar verdadeiramente, posso até gostar, mas nunca amar. Posso até dizer “eu te amo” mas simplesmente serão palavras, sentimento, mas nunca amor.

Crescer aprendendo, é uma reflexão que nos chama para as urgências dos nossos relacionamentos, é hora de observar, equilibrar e integrar o sensorial, o racional, o emocional, o ético, o pessoal e o social, para continuarmos a aprendermos.

Aprender é não ter medo, medo é a ausência do conhecimento.

5 comentários:

  1. Jacson, parabéns pela bela reflexão. Como verificado:não nascemos prontos, mas vamos nos aprontando.Paz.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano foi criado imagem e semelhança de Deus,mas não Deus,por isso,é que apesar de ser dizer racional age de maneira irracional sem se importar com as conseqüências de atos,falas e principalmente as suas atitudes em nome de uma pseudo santidade(principalmente os que se dizem cristãos) em relação a familia pois esse é o alicerce de uma vida em comum,e toda a humanidade começo a se formar em uma familia,e o dialogo é o fator principal de consistência familiar,todo o ministério de Cristo,foi feito através dos diálogos em todos os seus atos,desde o ensino a curas.Por isso devemos aprender a cada dia que somente cresceremos se quisermos ser observadores dos ensinamentos que a vida nos dá a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus, muito linda essa reflexão...que Deus possa abençoar possa vida a cada dia! Convido vc a visitar meu blog, será bem vindo : http://grazigrazieli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. [...]"Com isso, se inicia um processo de reavaliação daquilo que tinha-mos como verdade, é como se a cada momento parte dessa verdade fosse sendo incorporada ao nosso conhecimento finito."[...]

    A verdade neste tempo em que vivemos parece estar sofrendo mutações progressivas. As mudanças que estão se dando concomitantemente em nosso mundo dão-nos a idéia de que não existem verdades absolutas; e, nem tampouco conceito permanente. O que era novo hoje, amanhã estará obsoleto. O que parece ser sofisticado hoje, daqui há algum tempo já será antiquado.

    Diante destas mudanças paradigmáticas momentosas que avançam celeremente, não devemos incorrer no erro de acreditar que a verdade seja relativa ou uma visão de mundo particular. A verdade da filosofia ou das ciências pode ser relativa, no entato, a verdade da fé é imutável.

    As padrões de relativização da verdade perceptíveis em nossa época, demonstra muito bem o que pretendem os homens sem Deus. Afirmar que não existe uma verdade absoluta é o meio usado por aqueles que procuram ignorar a palavra de Deus como parâmetro absoluto para as nossas vidas. Uma vez negadas as verdades escritúristicas, o caminho estará aberto para todas as práticas que a palavra se opõe.

    Esta celeridade dos acontecimentos, a marcha vertiginosa do tempo e o avanço significativo das ciências e do conhecimento não só apenas mexem conosco, com também nos fazem acordar para uma grande realidade,ou seja, o arrebatamento da Igreja de Jesus.

    A sua reflexão me possibilitou puxar um gancho para outra reflexão. Você falou do tempo que passa celeremente e das verdades que não conseguem acompanhar o fluxo destas mudanças. O pensamento avançou e acabamos falando sobre relativismo e a "parousia" de nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Viu como é bom as discussões e comentários na blogosfera. Suscitam reflexão e conhecimento!

    Sobre o relativismo, convido-o a comentar a minha nova postagem intitulada: " Verdade, Relativismo e o Anticristo".

    Meu blog é http://cristianismoemdia.blogspot.com/


    Parabéns pela reflexão, amado. Deus continue te abençoando.Já sou um seguidor. Aguardo seu comentário.

    ResponderExcluir

A Família Sonho de Deus agradece o seu comentário que muito edificará nossos seguidores e visitantes.
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...