BANER

AS 05 MAIS ACESSADAS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Família: Valores, Formação e Educação


Considera-se família pessoas de mesmo sangue ou cônjuges. Porém, o ser humano como um ser social, que se molda na família, (primeira sociedade em que o sujeito é inserido). Esta tem um papel centralizador, responsável por uma educação formadora de valores e princípios éticos e morais. Valores estes que devem ser significativos e estáveis, capazes de contribuir para uma sociedade justa e igualitária.

Isto não quer dizer que a família é a única responsável pala formação do indivíduo. Mas significa que ela é grande e inegavelmente responsável pela transformação do homem enquanto ser social. É na família que a criança observa, percebe e internaliza valores, ações e realizações e reações mesmo que não saiba exatamente o que isto significam, e as reproduzem na primeira oportunidade de faze-lo.

Neste momento estamos diante de uma confusa dicotomia: de um lado a sociedade que cobra das famílias valores e princípios éticos da criança, cidadão em formação, que sobre tudo, precisa de bons exemplos. De outro lado a família que como conseqüência das mudanças sociais, econômicas e culturais ocorridas nos últimos séculos, modificou rapidamente toda sua estrutura familiar.

Como lidar com estas mudanças e cobranças? Embora a educação seja vista por muitos como uma panacéia, ela sozinha não dá conta de formar cidadãos conscientes e responsáveis, e esta também, tem sua parcela de culpa, pois também tem papel formador.

Tampouco, é a família a única responsável pelo desastre que tem sido a formação de nossas crianças, que vêem na tv e brinquedos eletrônicos uma saída conformista e agradável para tirar as crianças das ruas e fugir da violência imposta pelo tráfico de drogas e do crime organizado.

Desta forma mães que trabalham pelo menos 8h:00 por dia fora de casa ,deixam suas crianças muitas vezes ao cargo de escolas e creches , que tem o papel de instruir e a família de educar. Mães que cada vez mais, 80% são chefes de famílias e provedoras de lares. Pais, mães, professores e avós(que cada vez mais criam seus netos), fruto da liberdade sexual das ultimas décadas, seres humanos que também pecam na má formação dos seus. Estamos todos em busca de soluções para uma questão que nos leva à muitos outros," como formar nossas crianças para o exercício da cidadania e para ser feliz?

Como Içami Tiba, brilhantemente dedicou um livro ao tema, que todo pai, mãe e avós desejam:" Seja Feliz meu filho!"

por Maritzza Christina N. da Silva

3 comentários:

  1. Excelente este assunto sobre educação dos filhos. Muitos pais dão uma superproteção aos seus filhos, passam a mão na cabeça deles, mimam demais, se eximindo da responsabilidade de educá-los. Dizem que passam o dia longe deles e quando tem a oportunidade de ficarem um momento juntos, dizem que não conseguemcontrariá-los.
    Enquanto a criança está na fase do colo da mãe é a mais fácil de ser controlada.
    A segunda fase é quando a criança passa para o colo da família; é o momento que começam os palpites externos dizendo aos pais que deveriam agir desta ou daquela maneira.
    A terceira fase é quando esse aconchego familiar que eu chamo de "colo", passa a abranger a parentela e até os vizinhos. Se até esse momento, a criança não recebeu a educação necessária e os pais tem seus filhos como "coitadinhos", vai ficando cada vez mais difícil de se controlar a situação.
    A quarta fase é quando esse colo se torna maior ainda e abrange também a escola, onde os coleguinhas se encontram e trocam experiências da educação que recebem em casa.
    A quinta fase é quando o colo se extende mais ainda e abrange toda a sociedade.
    Tenho presenciado algumas situações que confirmam que, se os pais não derem uma educação sólida aos seus filhos até a segunda, quando muito a terceira fase desse "colo", quem irá educar será a sociedade.
    E a sociedade é cruel; crianças que nunca ouviram um "não" de seus pais, da sociedade vão ter que ouvir..... daí por diante não é mais necessário dizer mais nada, porque temos presenciado a violência só aumentando cada vez em nossa sociedade!
    Orar só, não resolve! É preciso mudança de comportamento.
    Que Deus possa abrir o entendimento dos nossos pais!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor! Convido-te a participar da:

    1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!

    Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto “Sinais do fim dos tempos - Prenúncios da volta de Cristo!” – no próximo dia 30 de Novembro.

    As regras para participar e mais detalhes estão no meu blog: Eu sou o mensageiro!

    Endereço da postagem tema: http://aureliomcgomes.blogspot.com/2009/10/1-blogagem-coletiva-sinais-do-fim-dos.html

    Endereço do blog: http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    Obrigado pela atenção, peço e espero que você participe.

    Faça a diferença.

    O melhor é ter amigos em quem compartilhar nossos ideais!
    "quão bom e quão agradável é que os irmãos vivam em união!"

    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio! Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te de mais e mais sabedoria, Parabéns pelo blog gostei muito do que encontrei aqui.

    CAMPANHA FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ,COMENTE.RETRIBUA OS COMENTARIOS RECEBIDOS.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, meu irmão!
    Gostei muito do seu blog, muito edificante.
    Conte com as minhas visitas, amizade e orações!

    ResponderExcluir

A Família Sonho de Deus agradece o seu comentário que muito edificará nossos seguidores e visitantes.
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...