BANER

AS 05 MAIS ACESSADAS

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pais Vivos De Filhos Vivos


Não é difícil perceber que a figura paterna: o pai, pouco a pouco está se distanciando da real originalidade de sua existência. Será que este distanciamento se dá em razão dele não saber qual é o seu papel como pai na família? De que forma negligencia-se a responsabilidade paterna para com os filhos? De que maneira os filhos falariam sobre o desempenho de seus pais para com suas necessidades? Que necessidades são essas?

Existe uma falso e distorcido conceito da existência ou da função do homem como pai no seio familiar. Intitula-se o pai como genitor, provedor, protetor; mesmo que esses papeis fação parte de sua pessoa, e sejam desempenhado em totalidade não é o bastante para fazer deste homem um pai ideal. 

É preciso juntar estes, com o genuíno amor, demonstrado na prática, com a atenção, com o ouvir, com o abraço, com a conversar amiga, acolhedora, empática. Verbalizar sentimentos em relação aos filhos, dizer com palavras e gestos o quanto eles são especiais e amados. É falar diretivamente ao coração deles olhando em seus olhos e permitindo que eles vejam a verdade expressa em seus olhos.

Ser “pais vivos de filhos vivos”, é não ter medo de transparecer seu coração aos seus filhos, é não achar que agindo assim se mostrará, fraco, sensível. Sensibilidade não é sinônimo de fraqueza, mas de humanidade universal. Ser pai, é muitas vezes chorar, sim, é não pensar e nem dizer que “homem que é homem não chora”; mas afirmar, que chorar é a capacidade e coragem de ser homem e pai. Ser pai não é ser duro, áspero, ausente de sentimentos, mas é ser duro consigo mesmo para ser um “pai vivo de filho vivo”. Pois negar-se em ser pai é ser um pai “morto” de filhos vivos.

Muitos filhos vivos, hoje estão sendo “mortos” pela omissão do desempenho paterno de seus próprios pais, pois são homens que deixaram de ser pai para ser apenas, genitor, provedor, aquele que financia as necessidades, meus robes, minhas baladas, minhas aventuras, mas nunca dedicaram tempo de qualidade para ser amigo, companheiro de todas as horas. Nunca imaginaram que as maiores necessidades não são o material, e sim as ausências de amor, de apoio, de reafirmação do amor de pai ao filho, sentimentos que estão dentro do coração, pois são elas que adoecem a alma e podem levar a morte do eu, chegando até mesmo a morte física caso não seja tratado com seriedade, amor e muita aceitação.





12 comentários:

  1. EXCELENTE MENSAGEM!
    Todos os pais deveriam ler e procurarpraticar esse vrdadeira amor que manisfesta-se através do serviço e das atitudes. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacson, sabe o que vejo?
    Pais perdidos.
    Homens desorientados.
    Essa briga entre quem pode mais, quem é melhor, tornou-se na verdade uma grande bagunça de "quem é quem".
    Papéis trocados.
    Consequentemente filhos revoltados.
    Não sei, minha visão pode ser chamada de "careta", mas me parece tão óbvio.
    Os homens tão perdidos que estão, tem se mostrado cada dia mais violentos, tanto para com esposas, como para com filhos. Isso me parece mais um "onde me encaixo?", "cadê meu lugar?", "se não posso ser um provedor, protetor,... só me resta ser um destruidor".
    Sabe, Deus fez a mulher um ser frágil, isso não quer dizer fraco, mas apenas frágil e por isso o homem deveria ser a coluna, se não fosse assim o Senhor não teria dito que melhor serem dois do que um.
    A mulher em sua ansia de querer igualar-se ao homem tem se esquecido desse pequeno detalhe, querendo ser o homem, o provedor, o educador, o ajudador,etc,etc. Ah! E o pai.
    Não dá.
    Deus nos fez cada qual com seu papel. Cada qual com sua importância.
    Em vez da mulher ter lutado tanto pela sua independencia, de tentar provar que é tão ou melhor que o homem, deveria ter focado em lutar para ter seu verdadeiro valor reconhecido, somente isso.
    Consequentemente, novamente os filhos são os maiores prejudicados.
    Difícil né irmão?
    Esse assunto poderia gerar um livro.
    Deus deu a mulher a maior de todas a missões, ser a ajudadora, a companheira, a edificadora, a esposa zelosa, a mãe amorosa.....mas parece pouco.
    E quanto ao homem, sinceramente, muitos não valem minhas palavras, mas eu tento compreendê-los.
    E quanto as crianças, só nos resta orar e pedir a Deus que não as desampare, as guarde e proteja, infelizmente, de seus próprios "PAIS".
    Deus nos dê sabedoria sempre, é tudo que precisamos nesse mundo.
    Precisamos aprender o verdadeiro sentido da palavra "amor".
    Fica na paz.
    http://sheilapassuello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente parabéns pelo blog.Pelo que vejo os textos são de sua própria autoria...Blogueiro é aquele que cria que mostra seu pensamentos que mostra sua opinião esse sim é blogueiro..Relação ao seu texto, realmente e digo isso com tristeza as famílias estão se perdendo.Existe pais que não ama seus filhos,que não tem nenhuma responsabilidade e o pior a maioria abandona seus filhos como se eles não fosse nada...Essa é a nossa realidade atual...PARABÉNS E CONTINUE ASSIM!!!

    Ass.Josué oliveira batista.

    ResponderExcluir
  4. Gracias amados por invitarme a este blog, es muy oportuno y acertado estos temas el dia de hoy.
    Saludos desde Lima_Perú.
    Les invito a mi blog:http://xtoparalasnaciones.blogspot.com/
    Todos son bienvenidos.

    ResponderExcluir
  5. Muitos casais tem trocado os princípios que Deus estabeleceu para a familia e tem perecido.Sua mensagem é uma alerta a todos pais. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Que bom é saber que hoje nós contamos com o Espírito Santo de Deus que nos assiste nos nosso relacionamentos. Oxalá todos possam entender que sem Ele vivemos sem direção.O amor verdadeiro nos é transmitido por Ele que vem diretamente do Pai, o amor incondicional.
    Trazendo para nossos relacionamentos, fazer o outro feliz sem receber nada entroca...
    Que nosso Paizinho continue te iluminando nesse ministério.
    Conte com nossas orações.
    Jardel JC da Costa
    "A paz seja com todos".

    ResponderExcluir
  7. O que podemos entender é que o ensino moderno, trouxe algumas coisas boas mas uma grande parte ruim, quando se constróem leis de proibir o progenitor de, dar uma palmada no filho, decerto que não vamos por bom caminho. Sou contra a violência seja ela qual fôr.Mas também sou contra o ensino de que os filhos é que mandam. Pais que nunca aprenderam a ser pais, estou me referindo aos dois.Eu acredito na Palavra de Deus Ela encerra uma boa educação para os filhos e o melhor caminho para os pais. A paz de Jesus para você.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Fazia certo tempo que não vinha aqui. E, na verdade, dado inha correria co a sprovas nem devia ter vindo, mas Família é um temaimportantíssimo para a Sociedade e isto não é demagocia como dizem alguns.
    Teu texto é maravilhoso e completo. Muitos pais alegam que sofrem "alienação parental", mas não percebem que eles mesmo que se alienaram, que deixaram de cuidar de seus laços com os filhos, deixando de lado o mais importante: o amor paternal.
    Parabéns
    Elisabeth Lorena Alves

    ResponderExcluir
  9. É verdade uma triste realidade, ainda bem que Deus está no controle e tem guardado nossas crianças!

    Gostei muito de suas postagens parabéns!

    Já estou te seguindo

    Deixo um convite aqui para vc saborear um delicioso pão de queijo mineiro no meu cantinho

    será um prazer ter vc como seguidor(a) no meu blog
    www.mundodivertidoeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela sua presença e colaboração na comunidade "Família Sonho De Deus". Já estamos lá saboreando um pãozinho de queijo entre outras coisas de seu trabalho.
      Abraços.

      Excluir
    2. Gracias por invitarme a este lindo blog,me agrado el tema,estare visitando.
      Tambien quiero invitarlos a mi blo:http://xtoparalasnaciones.blogspot.com/.
      Dios bendiga este blog que es de bendición,en otro momento estare participando ,ya que ahora el blogger no reponde.
      Dios les bendiga,saludos desde Lima_Perú

      Excluir
  10. Ótima postagem, eu como homem e como pai, tenho muito a aprender e nada melhor do que sempre estar ouvindo ou lendo algo a respeito.
    Obrigado.
    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir

A Família Sonho de Deus agradece o seu comentário que muito edificará nossos seguidores e visitantes.
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...