BANER

AS 05 MAIS ACESSADAS

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Desmistificando O Símbolo da Páscoa


Para falar da páscoa é preciso voltar ao tempo, e situar-se juntamente com as famílias de Israel que estavam sobre o cativeiro egípcio aproximadamente 430 anos (Em 1.490 a .C, o povo hebreu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por 430 anos. A libertação do povo hebreu ocorreu em 1.060 a .C. A fuga do Egito foi comandada por Moisés), sendo torturados e usados para edificar monumentos aos deuses egípcios edificar novas construções nessa nação. Deus levantou um homem chamado Moisés para libertar seu povo da opressão do cativeiro, e levá-los a terra prometida e para ali viverem com suas famílias livres e servindo o Deus de Israel.

Comemorar a páscoa é comemorar libertação de um estado de prisão para um estado de liberdade, é viver, é sonhar é realizar. É ser livre do sofrimento sem fim, é estar livre da opressão, é ter a certeza da liberdade de ir e vir. Pois no cativeiro muitas gerações morreram cativas sem ver a libertação de suas esposas, filhos. Avós que não puderam ver seus netos e bisnetos livres da miséria e do sofrimento do trabalho forçado que lhe foram impostos por vários anos. Gerações que não conheceram liberdade e nem se quer souberam o seu significado.

Filhos que nasceram no cativeiro, no trabalho forçado, vendo seus pais serem açoitados e muitas vezes até a morte por não agüentarem mais o peso das tarefas impostas diariamente. Filhos que viram suas famílias inteira se desfazer e envelhecer precocemente. Filhos que desde cedo começaram a trabalhar no pesado, que raras as vezes tinham tempo para ser criança. Nesse cenário de dor e sofrimento é difícil imaginar quais eram seus brinquedos, suas brincadeiras. Não conseguimos ter a ideia do que era ser criança nesse “mundo fechado”, onde o direito de viver dignamente, era apenas um sonho muito distante.

Páscoa não é doce, não é chocolate, não é comércio, não é ganhar dinheiro. Mas é lembrar da vida amarga de outrora, é comemorar a libertação da vida escrava, sofrida e não cairmos em outro “cativeiro” chamado: “misticismo pascal”. É esse tipo de “páscoa” que o comércio e a publicidade anuncia; é uma páscoa mística, absurda e mentirosa. Apresentando uma simbologia pobre e animal e que nunca teve haver com a verdadeira páscoa instituída por Deus. Pois a mensagem da páscoa é essencialmente Jesus Cristo o “cordeiro pascal” o verdadeiro símbolo da verdadeira páscoa.

Instituição da Páscoa: Êxodo 12:1-48;

9 comentários:

  1. Mais uma vez abençoas-nos com os teus textos.
    Sim, devemos reflectir no verdadeiro sentido da Pascoa e naquilo que temos deixado penetrar nas nossos valores cristãos. A Pascoa deverá ser comemorado com um verdadeiro coração consagrado ao Senhor, entrega total das nossas vidas e reconhecimento do sacrifício de Yeshua na cruz. É um tempo de meditação e reflexão.

    Que Jesus abençoe-te ricamente nesta Pascoa!

    ResponderExcluir
  2. Pastor Jacson, Aleluia por este ensinamento, mas senti falta da citação das passagens na BIBLIA que mencionam a verdadeira pascoa...

    Que DEUS lhe retribua toda essa dedicação em bençãos que descem direto do TRONO DELE.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos amados pelas considerações e comentários, estaremos colocando algumas referências bíblicas a pedido, não é nossa intenção aqui, elaborarmos um estudo sobre o tema mas caso desejem textos sobre o tema poderão solicitar pelo formulário de contato aqui no blog mesmo,
    Abraços,

    Em Cristo sempre,

    Jacson.

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão a paz que texto abençoado.Quero aproveitar e te convidar a conhecer o blog do coral Plenitude a qual faço parte. O nosso objetivo é louvar e engrandecer o nome do nosso maravilhoso Deus.O blog é http://coralplenitude.blogspot.com

    Que Deus te abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da explicação referente à pascoa e parabéns pelo blog.

    Com carinho
    Isa

    Visita um dos meus blogs deixando comentários, vai!!!
    http://sabedorias-isa.blogspot.com
    http://sabedorias.spaceblog.com.br
    http://reflexoesedicas.blogspot.com
    http://proverbiosesabedoria.blogspot.com
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  6. estou te indicando ao premio dardos, passa no meu blog.

    ResponderExcluir
  7. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    JACSON

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  8. O deixo aqui meu apoio no teu blog amigo,gostei das postagens .
    Assim em todo o blog criativo e interessante ...
    já em relação ao tema pascoa acredito que representa o maior simbolo do cristianismo .
    Livres do Egito pelo sangue do inocente isso uma animal derramado pelo povo.
    Hoje somos livres do Egito (espiritual)seus costumes ,prazeres etc. pelo sangue de um inocente Jesus nosso Salvador..

    ResponderExcluir
  9. Há algum tempo que não visitava o seu blog, hoje encontrei-o e demorei algum tempo a ver o que escreveu, fiquei maravilhado pois pode ver como está se preocupando com o próximo. Continue a proclamar o bom nome de Jesus e a edificar exortar e consolar os corações daqueles que precisam de Jesus. Sou feliz porque sei que nos iremos encontrar um dia, e receber o galardão dos nossos feitos.

    ResponderExcluir

A Família Sonho de Deus agradece o seu comentário que muito edificará nossos seguidores e visitantes.
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...